segunda-feira, 13 de junho de 2011

Costa Rica - Pura Vida

O slogan da Costa Rica é "sem ingredientes artificiais", o país é incrível, para mim que trabalho com ecoturismo e turismo de aventura foi um aprendizado muito grande. Como surfista pude conhecer ondas espetaculares, grandes e extensas.


Foi uma viagem especial, um grande investimento em conhecimento e diversão. Preservação lá é coisa séria e muito natural, a gente sente isso todo o momento, não tem as mazelas políticas que tanto vemos por aqui. É possível ver e fotografar animais soltos tanto nas ruas  como nas reservas ambientais.


A relação com o Ecoturismo e a preservação é muito séria, o turismo é efetivamente um segmento econommico forte e bem trabalhado.

Trouxe na bagagem e na cachola muitas idéias, planos e desejos. Voltei acreditando que poderei fazer algo novo e muito bacana com as experiências adquiridas. Uma viagem como essa nos injeta ânimo e vontade de trabalhar mais e continuar persistindo. Na Bahia, praticar ecoturismo e turismo de aventura ainda é muito difícil, requer garra e muita criatividade, é preciso estar sempre atualizado e enfrentar com muita responsabilidade todos os entraves que nos impõe. A Costa Rica me proporcionou esse ânimo revigorado, para os trabalhos em Baixio vejo diversas oportunidades novas surgindo e muitas das experiências adquiridas poderão ser aplicadas neste projeto inovador que tenho o prazer de fazer parte, o Plano Baixio.



PURA VIDA!!!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Canopy nas montanhas

Hoje a aventura extrema para os amigos foi praticar o canopy, uma espécie de arvorismoe composto por várias tirolesas(zip line). De manhã pegamos um mar clássico com ondas médias e fortes. O lipe das ondas em Hermosa é bastante forte e o caldo é muito assustador, para os 3 muchachos: Carlos, Marcelo e Tales enfrentar as ondas de Hermosa foi fácil, porém na hora do Canopy o bicho pegou.

Canopy Tour Vista De Los Suenos é um circuito de tirolesas gigantes que descem uma montanha num total de 16 travessias insanas de árvore em árvore no total de percursso de 3,5km. É indescritível(mas tentarei em poucas linhas explicar), descemos pendurados por diversos cabos aéreos, alguns tinha até 700metros de extensão e uns 40 de altura,  foi emocionante até mesmo para mim que já estou acostumado.

Marcelo a cada aterrisagem gritava: " @#$%^&*F^*%^, não me chame mais para essa p... não, ^

 
Beto, Carlão, Tales e Marcelo em uma das 16 plataformas entre os Zip lines gigantes montanha abaixo.



Nesta onda eu estou dropando forte em Hermosa, uma onda forte que provoca um caldo bastante difícil e se ela quebra em cima de você certamente vai passar um bom aperto.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Serpentarium

Mais um dia de boas ondas e novas experiências ecológicas, hoje novamente as 6 horas saimos para conhecer Esterílio, porém o melhor local para surfar continua sendo Hermosa, então fomos para lá. O mar fica perfeito até certa hora, as direitas estavam maravilhosas (foto), para nós está tudo funcionando perfeitamente pois quando o mar começa a enfraquecer é hora de Ecoturismo.


Hoje fomos conhecer o serpentário, que na verdade agrega também borboletário e as famosas rãs venenosas. O lugar é incrível tivemos uma aula bastante interessante sobre esses animais realizamos diversas fotografias, como esta da rã do olho vermelho.


No final da tarde fomos conhecer a marina Vista de Los Suenos onde pudemos apreciar umas imperiais(cerveja costa riquenha) geladas. Mais uma vez saimos para fazer algumas compras(coisa de turista) e estamos nos preparando para um swell alto que promete chegar em Roca Bruja, caso chegue, sairemos de Jaco e pegaremos novamente a estrada atrás de ondas e novas aventuras.

Playa de Herradura

 
Marina Vista de Los Suenos

domingo, 5 de junho de 2011

Crocodilo Crazy Tour

Crocodilo Crazy Tour é o nome da empresa que nos levou para um tour para ver crocodilos. Vcs não tem idéia do tamanho dos animais. A parte crazy foi ver o Manuel dando comida na boca das feras, foi uma adrenalina geral, a cena era incrível, a foto abaixo mostra ele alimentando o maior, um animal de quase 70 anos e uns 5 metros. Em determinado momento Manuel percebeu que outro crocodilo menor e muito mais rápido se aproximou por traz e a adrenalina correu mais forte. A gente percebia a expressão no rosto do guia. Foi impressionante.
O dia foi realmente louco, as 6 horas da manha, Playa Hermosa deu ondas cavadas de 5 a 6 pés. Parte do grupo voltou hoje para Salvador, ficamos apenas Humberto, Carlão, Tales e Marcelo.


Estamos em Jaco, aqui tudo é puro surf e aventura, vamos conhecer o serpentário e os parques nacionais, também pretendemos conhecer um vulcão ao norte e praticar o canopy, uma espécie de arvorismo feito com tirolesas girantes.

Em Jaco os grupos partem a todo instante para as aventuras


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pavones Fantástico

A galera da Bahia fez bonito hoje em Pavones, além de surfar as melhores do dia, ficaram mais de 6 horas dentro do mar. Aqui em Pavones tem muito Brasileiro mas o pico foi dominado. As ondas perfeitas foram aproveitadas nos diversos estilos.

Carlão insaciável passava por mim toda hora descendo as ondas e depois caminhando de volta para o pico.Ë que aqui em Pavones as ondas são tão longas que a gente volta andando.


Paulo o único do grupo com pranchinha, manobrou bastante e teve que andar rápido nas extensas esquerdas de Pavones


Alício voando baixo (bailando) com seu long board , tanto que fincou as quilhas nas pedras. Perdeu o estabilizador e copinho mas não saiu do mar.
Morgão tava "faca na caveira"disputando todas no pico principal(onde ficam as maiores), nesta onda ele conseguiu conetar até a areia. Para não fugir a regra  perdeu sua câmera Go Pro em uma das manobras insanas.

Joel aproveitou bem as ondas com seu long board e passou a tarde com sorriso de orelha a orelha. Tales aproveitou cada centímetro das ondas fazendo manobras com o long board parecendo que estava de já prachinha, foram tantas batidas e cavadas que o long dele trincou.

O dia foi tão pleno de ondas, uma session incrível, o dia todo é possível observar o vai e vem de surfistas entrando no mar. Um dia clássico de Pavones onde é possível experimentar no mesmo pico diversos tamanhos de onda.




Pavones é isso ai, um vilarejo no extremo sul da Costa Rica, local paradisíaco com a natureza extremamente preservada. Aqui se vê facilmente araras, tucanos e diversos animais soltos. Aqui chove muito (todos os dias) mas o lugar é sempre encantador.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Aventuras na Costa Rica

Costa Rica é o paraíso das aventuras e referência mundial do Ecoturismo, nossa trip começou com surf e como está dando onda em todo lugar vamos saciar nossa vontade. Começamos em Jaco, um pico que tem de tudo em matéria de turismo de aventura, Canopy, Bungee Jump, ATVsTours(passeios de quadriciclos), Serpentário(com as famosas pereceras venenosas), e o Crocodilo man(um cara que doma crocodilos do tamanho de um fusca). Mas estamos saciando primeiro a fome de ondas, depois vamos rodar a Costa Rica inteira visitando vulcões e experimentando esses passeios, afinal de contas nem só de surf vive um surfista.
O primeiro dia de surf foi em Hermosa, uma onda cavada e perfeita que deu entre 4 e 5 pés.

Em Pavones, as previsões sobre o swell não mentiram, no dia em que chegamos o mar cresceu bastante, tivemos ondas de 4 metros inacreditavelmente longas, afinal Pavones é a segunda maior onda em extensão do mundo. É dificil descrever a qualidade, extensão e tamanho das ondas que presenciamos.
Pavones quando cresce atrai surfistas do mundo todo, é um crowd enorme e no pico onde quebram as maiores é muito difícil chegar, os locais criam maior problema. Os mais ousados, Carlão e Marcelo até chegaram no pico, Marcelo conseguiu garantir uma boa onda e Carlão pegou a melhor de todos nós, foi uma igual a essa da foto(estava saindo do mar e não fotografei o momento) que durou quase um minuto de onda, parece mentira para quem esta acostumado com os segundinhos de ondas que pegamos em Salvador.
A galera do long board enfrentou o pico com ondas rápidas na fase intermediária de Pavones, um trecho no meio da onda que também fica grande porém é extremamente difícil de dropar pois ela ja vem cavada e quase sempre tem alguém na onda. Mas fazer o que? definitivamente não dava para os Brazucas "queixar" as ondas daquela multidão de locais logo no primeiro dia, ainda mais com aquelas ondas.

Hoje já foi um dia com ondas menores, fomos para um pico perto de Pavones com marolas extensas e perfeitas, uma maravilha de onda.
O swell continua grande em Pavones e cairemos todos amanhã pois o crowd diminuiu.

                                Beto, Joel, Paulo, Tales, Marcelo, Carlão e Alício


Pura vida !!!!!